10 mandamentos para enxugar o valor do condomínio

Manutenção predial

10.02.2016,

Por: admindev

Em tempos de crise econômica, desemprego, inflação e orçamento mais curto, a racionalização dos custos condominiais é mais do que bem-vinda. Por isso preparamos 10 dicas para que os síndicos dos condomínios de São Paulo possam enxugar o valor da cota de condomínio paga mensalmente pelos moradores.

1. Fique de olho nas horas extras.

Em excesso, elas encarecem o condomínio. É importante avaliar o quadro de pessoal, comparando se vale a pena manter equipe própria ou terceirizada. A folha de pagamentos e encargos deve representar entre 40% e 50% das despesas de condomínio. Se estiver acima disso, precisa ver onde está o desperdício e cortar.

2. Retenha os talentos em seu quadro funcional.

Contratar é mais caro e improdutivo que aperfeiçoar a equipe. Evitar a rotatividade de funcionários ajuda a reduzir gastos com rescisões e até mesmo com ações trabalhistas.


3. Faça avaliações anuais do quadro de funcionários e das escalas de trabalho.

Essa revisão pode encontrar gorduras e ajudar a racionalizar a despesa com pessoal.

4. Avalie possíveis desperdícios de energia elétrica.

A instalação de minuteiras e sensores nas áreas comuns, bem como a adequada programação dos elevadores, ajuda na economia.

5. Crie a cultura de economia de água:

a cidade agradece e a conta de seu condomínio diminui.

6. Realize manutenções preventivas periódicas.

Elas são muito mais baratas que obras emergenciais.

7. Construa com a sua administradora um planejamento financeiro profissional, descartando a necessidade de emissão de cotas extras para dissídio, décimo terceiro etc.
8. Adote uma postura proativa de combate à inadimplência.

A  inadimplência crônica compromete o fluxo de caixa do condomínio e aumenta o valor da cota. É importante estimular acordos amigáveis mas também adotar medidas mais enérgicas, como o protesto de boletos em aberto por mais de 90 dias, mediante aprovação em assembleia.

9. Exerça uma gestão responsável:

assim como no orçamento de uma empresa, o condomínio não pode gastar mais do que arrecada.

10. Estimule em seu condomínio uma gestão participativa.

Os condôminos fazendo parte do dia a dia da gestão podem sugerir ideias interessantes e alternativas inteligentes para a gestão do orçamento do condomínio. O condômino deve se interessar pela administração do condomínio, acompanhando os gastos e propondo alternativas que otimizem a administração para a redução das despesas.

A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.

 

notícias relacionados
Ver mais
Ícone do Chat WhatsApp