Como lidar com conflitos em condomínios

Matérias

27.06.2015,

Por: admindev

São muito comuns os conflitos entre moradores nos condomínios. Os síndicos e também a administradora tratam destes assuntos, tentando resolver de forma rápida e prática. Porém, não é tão fácil assim, pois a legislação que rege os condomínios não é extensa. O novo Código Civil auxilia com artigos para nortear os direitos e deveres, com tratamento de forma genérica. Sendo assim, a convenção do condomínio é o melhor instrumento para especificar as regras internas.

A convenção condominial dá maiores poderes aos condôminos, mas não podemos nos esquecer de que viver em sociedade não é fácil. Todos que iniciaram a sua vida ali têm a mesma intenção: moradia no mesmo local. Para que a vida de todos no condomínio seja tranquila é necessário ter regras simples e claras. Vou citar como exemplo dois casos crescentes:

Excesso de barulho

Os sons criados pelos moradores estão entre as principais de discussões. Música com volume muito alto, salto do vizinho do andar acima ou mesmo o reverberar na laje do prédio que acaba atrapalhando o sossego ou mesmo o sono, crianças que brincam sem parar um momento, gerando barulho. Nestes casos e em outros em que é gerado som excessivo, para o bem viver o condomínio deve criar o regulamento interno com a determinação dos períodos para com maior liberdade de desfrute (som, brincadeiras de criança, etc…) e também a determinação do período do silêncio. Para casos extremos é necessário incorporar na Convenção Condominial a regra da cidade, com limite máximo de decibéis, e estabelecer as punições para quem infringir as regras.

Vaga de garagem

A garagem é um dos pontos que mais gera maior “encrenca” entre condôminos, desde o momento do sorteio de vagas, maneira de direção, uso incorreto da vaga (depósito) e estacionamento de forma incorreta, entre outros casos. Criar regras claras baseadas em segurança, determinar a velocidade de trânsito dos carros/motos e, caso necessário, uso de manobristas e até mesmo o reposicionamento de vagas. É importante, ainda, estabelecer punições para infratores das regras para a manutenção do bem estar de todos.

A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.

notícias relacionados
Ver mais
Ícone do Chat WhatsApp