Muito além das regras dos condomínios

Convivência

09.11.2015,

Por: admindev

Praticamente todos os 22 mil condomínios da cidade de São Paulo têm uma série de regras que os moradores devem cumprir, porém muitas vezes isso não acontece.

Mas o que não está nas regras e pode ser considerado tão importante, são as etiquetas dos condomínios. São condutas e comportamentos que as pessoas têm (ou pelo menos deveriam) ter para uma convivência harmoniosa. Essas condutas passam por questões como educação, cidadania, solidariedade e etiqueta. É fundamental que as pessoas tomem consciência da importância de atitudes positivas, ainda mais num ambiente em que não se conhecem muito bem, ou ainda estão se conhecendo.

Por exemplo, questões como barulho fora de hora, muito frequentes em condomínios. A melhor coisa a fazer é conversar com os vizinhos antes de organizar uma festa em seu apartamento para avisá-los, e que respeitem os horários de descanso das outras pessoas. É mais comum do que se pensa. As pessoas após uma festa, que normalmente termina tarde da noite, conversarem alto no corredor dos andares, não respeitando o sono alheio. Isso também vale para festas no salão, não dá para descuidar dos moradores do 1º andar.

Animais também podem causar discórdia. É comum que algumas pessoas não gostem de animais e não queiram entrar no elevador com cães e gatos. Quando este tema não está contemplado no Regulamento Interno, cabe aos donos dos animais respeitar isso e utilizar sempre o elevador de serviço, se possível quando está vazio.

É importante lembrar que a convivência em condomínio prevê pessoas diferentes compartilhando os mesmos espaços. O comportamento cordial e altruísta melhora, e muito, a qualidade de vida de todo o conjunto de condôminos. O fundamental é pensar com gentileza e agir com gentileza.

Simples regras expostas em um quadro próximo aos elevadores não garantem uma convivência harmoniosa, por isso é fundamental a conscientização das pessoas sobre o que não está escrito, mas que pode melhorar muito o ambiente e, por consequência, a vida das pessoas.

A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.

notícias relacionados
Ver mais
Ícone do Chat WhatsApp