Seguro Desemprego – Emissão via Web

Matérias

30.09.2016,

Por: admindev

Desde abril os condomínios estão obrigados a comunicarem previamente a dispensa do trabalhador ao Ministério do Trabalho e Emprego. Isto é, o ministério recebe a informação de dispensa do trabalhador antes do requerimento do Seguro Desemprego.

A comunicação de dispensa é feita eletronicamente por meio do Portal Mais Emprego (MTE). Esta mudança ocorreu conforme a resolução CODEFAT Nº 736 de 08/10/2014, cuja finalidade é aperfeiçoar, agilizar e tornar mais seguro o processo de liberação do benefício aos trabalhadores desempregados.

O condomínio somente consegue realizar a comunicação de dispensa nos moldes da resolução se possuir a certificação digital e mediante o seu cadastramento no Portal Mais Emprego.

Os antigos formulários para o requerimento do seguro desemprego/comunicação de dispensa (guias verde e marrom) impressos em gráficas não são mais aceitos.

Desta forma, os condomínios, não tendo a certificação digital (Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas com Órgãos Públicos), não conseguem comunicar previamente a dispensa do empregado ao Ministério do Trabalho, ficando, portanto em situação irregular perante a legislação. Além disso, isso causa transtornos ao ex-funcionário, impedindo-o de receber o seguro desemprego.

Aqui na Lello, tomamos todas as providências necessárias para os condomínios sob a nossa administração cumprirem integralmente a exigência legal do Ministério do Trabalho.

A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.

notícias relacionados
Ver mais
Ícone do Chat WhatsApp