Índice

Termos de Uso

Política de Privacidade

Termos de Uso da Plataforma Lello Condomínios



Estes Termos de Uso e Política de Privacidade têm como objetivo regular o acesso ao e a utilização da Plataforma Lello Condomínios, em meio web ou aplicativo (“Plataforma”), disponibilizada pela Lello Imóveis Ltda., inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (“CNPJ/MF”) nº 11.445.270/0001-22, sediada na Avenida Paes de Barros, 960, Mooca, CEP 03114-000, São Paulo/SP (“Lello”).

Por meio da Plataforma, você, Condômino ou Síndico (em conjunto “Usuário(s)” e/ou “Você”), terá acesso a informações relativas a gestão de seu condomínio, caso este se encontre sob responsabilidade da Lello, bem como poderá utilizar-se de suas ferramentas para realizar acordos para pagamento de cotas vencidas, mudança de titularidade, obtenção de certidão negativa de débito e demais providências relativas à vida em condomínio.

Os presentes Termos poderão ser visualizados a qualquer momento pelo Usuário na Plataforma e por meio do link: https://www.lellocondominios.com.br/termos-de-uso/. Ainda, de modo a melhor atender o Usuário, estes Termos estão sujeitos a contínuo aperfeiçoamento, razão pela qual seu conteúdo pode ser modificado a qualquer tempo, salvo se houver vedação legal nesse sentido. Desse modo, recomenda-se que o Usuário acesse este documento periodicamente e certifique-se de que verificou sua versão mais atualizada, com base na data indicada ao término do documento. Caso o Usuário discorde de quaisquer alterações, deverá se abster de utilizar a Plataforma.

Estes Termos aplicam-se, ainda, ao Aplicativo Lello Síndico e Aplicativo Lello Interfone, disponibilizados pela Lello para download por meio das lojas virtuais App Store e Google Play.

  1. 1. Aceitação aos Termos

  2. Para acesso e utilização da Plataforma, o Usuário deverá ler atenta e integralmente os presentes Termos e, se estiver de acordo com seu conteúdo, deverá se manifestar nesse sentido ao prosseguir com o acesso à Plataforma , oportunidade na qual o Usuário manifesta seu consentimento livre, expresso e informado com relação ao teor destes Termos. Contudo, se o Usuário discordar de alguma das previsões deste documento, não deverá utilizar a Plataforma.

  3. 2. Acesso e Utilização da Plataforma

    A Plataforma tem como finalidade viabilizar o acompanhamento da gestão dos condomínios sob responsabilidade da Lello, bem como facilitar a adoção de providências relativas a estes pelo Usuário, estando disponível para acesso por meio do link https://www.lellocondominios.com.br/ ou para download na App Store ou na Google Play Store, independentemente da realização de cadastro.

    Contudo, o Usuário se declara ciente de que certas funcionalidades da Plataforma somente poderão ser utilizadas e acessadas mediante cadastro, oportunidade na qual o Usuário deverá fornecer os dados de identificação solicitados pela Plataforma. Além disso, informamos que a Plataforma apresenta funcionalidades diferentes de acordo com o perfil utilizado para acesso, ou seja, Síndico ou Condômino.

    O Aplicativo Lello Síndico, aplicativo específico para o Síndico também está disponível nas lojas App Store e Google Play, com acesso restrito a usuários cadastrados no perfil Síndico e com funcionalidade inerentes à função do Síndico como, por exemplo, disponibilização de um canal para pagamentos e de controle de recebimento de valores atrelados ao condomínio, ferramentas para a gestão de inadimplência, comunicação, reserva de áreas, prestação de contas, dentre outras.



  4. 2.1. Condições gerais de utilização e aceite

  5. Ao aceitar estes Termos, o Usuário se declara ciente de que é o único e exclusivo responsável por todas as informações fornecidas quando de seu acesso à Plataforma, responsabilizando-se, inclusive perante terceiros, por quaisquer danos ou prejuízos decorrentes de informações incorretas, incompletas ou inverídicas inseridas neste.

    O Usuário reconhece que a inclusão de qualquer informação inverídica, falsa ou adulterada o sujeitará a todas as sanções aplicáveis constantes da legislação brasileira, inclusive em âmbito criminal.

  6. 2.2. Área Pública da Plataforma

  7. Por meio da Plataforma, o Usuário poderá, independentemente de cadastro, verificar os serviços prestados pela Lello, bem como novidades relativas à empresa e ao segmento de gestão de condomínios, podendo solicitar cotação online para prestação de serviços.

    O Usuário deverá apresentar os dados solicitados, indicando o meio pelo qual deseja ser contatado, conforme opções apresentadas na Plataforma. Neste caso, o Usuário se declara ciente de que somente deverá utilizar-se desta ferramenta e fornecer seus dados para os fins a que se destina o canal, qual seja contato para envio de proposta comercial.

  8. 2.3. Áreas Restritas da Plataforma

  9. A partir do cadastro, o Usuário poderá ter acesso a informações relativas ao seu condomínio, podendo iniciar tratativas para acordo de pagamento de cotas vencidas, bem como solicitar alteração de titularidade e endereço, além de ter acesso aos documentos do condomínio, apresentar reclamações e emitir segunda via de boleto.

    O Usuário se declara ciente de que as informações apresentadas por meio da área logada estão sujeitas à atualização por terceiros, tais quais o condomínio e instituições financeiras, de modo que os dados indicados podem estar eventualmente desatualizados e/ou incompletos. Neste caso, o Usuário reconhece que a Lello não possui qualquer responsabilidade acerca destes fatos, bem como por quaisquer danos e/ou prejuízos ocasionados pela apresentação de dados incorretos, inexatos, incompletos e/ou desatualizados.

    Ao solicitar a emissão de segunda via de boleto bancário, o Usuário deverá se certificar de que o documento é fidedigno, verificando o banco, a agência/código cedente e o favorecido indicados, conforme orientações apresentadas na Plataforma.

  10. 2.3.1. Funcionalidades e Regras Direcionadas aos Condôminos

  11. Dentre outras funcionalidades disponibilizadas, o Condômino poderá, por meio da Plataforma:

    • a) Acessar o boleto para pagamento da taxa condominial, bem como emitir segunda via;
    • b)Alterar a titularidade da cota condominial, mediante a apresentação dos documentos comprobatórios solicitados pelo sistema;
    • c)Obter certidão negativa de débito, cuja finalidade é meramente informativa;
    • d)Realizar acordos de cotas inadimplentes, mediante parâmetros pré-estabelecidos pelo condomínio, e dentro do prazo amigável de cobrança;
    • e)Acessar o demonstrativo de despesas do mês.

    O Condômino reconhece que todas as informações apresentadas na Plataforma correspondem a informações de interesse geral do condomínio e não deve ser utilizadas para qualquer finalidade diversa daquela para a qual foram disponibilizadas.

    O Condômino reconhece que deve acessar e emitir boletos por meio da Plataforma apenas em conexões e equipamentos seguros, devendo, ainda, conferir os dados constantes do boleto, com o intuito de evitar eventuais fraudes perpetuadas por terceiros.

  12. 2.3.2. Funcionalidades e Regras Direcionadas ao Síndico

  13. Dentre outras funcionalidades disponibilizadas, o Síndico poderá, por meio da Plataforma (tanto na versão web quando por aplicativo):

    • a)Acessar a prestação de contas mensal e relatórios de movimentação financeira em tempo real;
    • b)Acessar área interativa de gestão de pessoas podendo autorizar contratações, rescisões, promoções, adiantamentos, férias e todas as rotinas relacionadas a gestão de departamento pessoal;
    • c)Enviar e aprovar contas para pagamento;
    • d)Acessar o quadro completo de inadimplência em tempo real, com informações acerca da unidade e valor do débito real e atualizado;
    • e)Acessar o saldo financeiro diário;
    • f)Acessar o cadastro de unidades do condomínio.

    O Síndico reconhece que sua senha para acesso à Plataforma é pessoal e intransferível, sendo vedado o compartilhamento de sua senha com quaisquer terceiros, sendo certo que qualquer ação realizada na Plataforma, por meio do perfil do Síndico, será considerada como realizada pelo próprio Síndico.

  14. 3. Regras de Utilização da Plataforma

  15. Por meio do aceite aos presentes Termos, o Usuário declara:

    • a)ser considerado civilmente capaz à luz da legislação brasileira, ou estar devidamente autorizado, assistidos ou representados, por seus responsáveis legais a aceitar os presentes Termos;
    • b)estar ciente de que não poderá inserir na Plataforma qualquer conteúdo ilícito ou capaz de violar direitos de terceiros;
    • c)ter conhecimento de que os documentos do condomínio disponibilizados por meio da Plataforma são de única e exclusiva responsabilidade do condomínio que os forneceu para inclusão na Plataforma;
    • d)reconhecer que não deverá inserir na Plataforma, por quaisquer meios e ferramentas, materiais capazes de incorporar vírus ou outros elementos que possam impedir o normal funcionamento da Plataforma, de equipamentos informáticos da Lello ou de terceiros, bem como capazes de danificar documentos eletrônicos e arquivos armazenados em tais equipamentos;
    • e)estar ciente de que não deverá compartilhar suas credenciais de acesso com terceiros, sendo o único responsável por quaisquer operações, inclusive financeiras, realizadas por meio de sua conta.

    Por meio do aceite aos presentes Termos, o Usuário reconhece que, em qualquer hipótese, é o único responsável pela utilização da Plataforma, isentando a Lello de qualquer responsabilidade por danos e prejuízos decorrentes do uso indevido da Plataforma.

  16. 4. Campanhas e Newsletter

  17. 4.1. Indica Lello

  18. A Lello, por meio da Plataforma, também promove campanhas de indicação, disponíveis no site indicalello.com.br, em que funcionários, zeladores e síndicos podem realizar indicações e concorrer a prêmios — além de ajudar a Lello a melhorar os serviços prestados nos edifícios!

    Para maiores informações sobre as companhas da Indica Lello em realização, os prêmios e condições de participação, consulte o site indicalello.com.br.

  19. 4.2. Newsletters e oportunidades

  20. A Lello oferece ao Usuário uma variedade de conteúdos personalizados e de materiais promocionais sobre oportunidades de negócios, conforme a modalidade do Usuário e seus interesses. Para se inscrever para receber estes conteúdos, basta ao Usuário informar os seguintes dados: nome, e-mail, telefone, condição no condomínio (síndico, membro do conselho ou morador), se já é cliente Lello, e nome e endereço do condomínio. Caso o Usuário não queria mais receber estas publicações, é possível se descadastrar na opção disponível em todos os e-mails enviados pela Lello.

  21. 5. Propriedade Intelectual

  22. Todos os textos, fotografias, imagens, vídeos, ilustrações, ícones, tecnologias, links e demais conteúdos audiovisuais ou sonoros, inclusive o software da Plataforma, desenhos gráficos e códigos fonte, são de propriedade exclusiva da Lello ou de terceiro que tenha autorizado sua utilização na Plataforma, estando protegidos pelas leis e tratados internacionais, sendo vedada sua cópia, reprodução ou qualquer outro tipo de utilização, ficando os infratores sujeitos às sanções civis e criminais correspondentes, nos termos das Leis 9.279/96, 9.609/98, 9.610/98.

    As marcas, os nomes comerciais ou logotipos de qualquer espécie apresentados por meio da Plataforma são de propriedade da Lello ou de terceiro que permitiu o seu uso, de modo que a utilização da Plataforma não consiste em autorização para que o Usuário possa citar as tais marcas, nomes comerciais e logotipos.

  23. 6. Isenções de Responsabilidade

  24. Sem prejuízo das demais isenções de responsabilidade indicadas nos presentes Termos, o Usuário se declara ciente de que a Lello não será responsável:

    • a)por indisponibilidades, erros ou falhas apresentados pela Plataforma, bem como por qualquer defraudação de utilidade que o Usuário possa atribuir a Plataforma, pela falibilidade deste, nem por qualquer dificuldade de acesso a esta;
    • b)por erros ou eventuais inconsistências na transmissão de dados, pela qualidade ou disponibilidade da conexão de Internet, que impeçam o adequado recebimento de informações pela Lello ou pelo Usuário;
    • c)por dados desatualizados, incompletos ou inverídicos eventualmente disponibilizados e atualizados por terceiros, como de condomínios, instituições financeiras e demais parceiros comerciais;
    • d)pela presença de vírus ou demais elementos nocivos na Plataforma, capazes de causar alterações em seus sistemas informáticos (software e hardware), documentos eletrônicos e nos boletos gerados para pagamento por parte do Usuário, eximindo-se a Lello de qualquer responsabilidade por eventuais danos e prejuízos decorrentes de quaisquer elementos nocivos inseridos por terceiros;
    • e)pelos danos e prejuízos de toda natureza decorrentes do conhecimento que terceiros não autorizados possam ter de quaisquer dados fornecidas pela Plataforma, em decorrência de falha exclusivamente relacionada ao Usuário ou a terceiros que fujam a qualquer controle razoável da Lello.

    A Lello isenta-se da responsabilidade por quaisquer informações imprecisas ou inconsistentes presentes na Plataforma, sendo certo que, em caso de eventual divergência entre informações indicadas na Plataforma e quaisquer documentos e/ou informações fornecidas diretamente por representante da Lello, deverão prevalecer os segundos.

  25. 7. Política de Privacidade

  26. Será aplicável aos dados coletados pela Lello no cadastramento e no uso da Plataforma a Política de Privacidade disponível em: Política de Privacidade

  27. 8. Duração e finalização do acesso

  28. A Plataforma é disponibilizada ao Usuário por prazo indeterminado, podendo a Lello, contudo, a qualquer tempo, descontinuar a Plataforma, sem necessidade de prévio aviso ao Usuário e sem que lhe seja devida qualquer indenização em razão disso.

    A Lello pode, a qualquer momento, limitar o acesso do Usuário à Plataforma, sendo-lhe possível negá-lo ou suspendê-lo, em caso de suspeita de uso indevido ou ilícito da Plataforma, o que pode motivar a exclusão de todas as informações fornecidas por este, sem qualquer indenização ou compensação por conta disso.

  29. 9. Fale Conosco

  30. Caso o Usuário tenha dúvidas ou solicitações sobre estes Termos, sobre nossas práticas, ou sobre nossos serviços, entre em contato diretamente conosco pelo e-mail dadoseprivacidade@lello.com.br.

  31. 10. Disposições Gerais

  32. Todas as comunicações encaminhadas pelo Usuário à Lello serão consideradas plenamente válidas quando realizadas por meio das ferramentas disponibilizadas na Plataforma ou encaminhadas ao e-mail lello@lello.com.br.

    Ainda, as comunicações realizadas por parte da Lello ao Usuário serão consideradas eficazes, para todos os efeitos, quando realizadas por meio de qualquer informação de contato fornecida pelo Usuário quando de seu cadastro na Plataforma ou da celebração de contrato junto à Lello.

    Os casos fortuitos ou de força maior serão excludentes de responsabilidades das partes, na forma da Legislação Brasileira.

    Qualquer cláusula ou condição deste instrumento que, por qualquer razão, venha a ser reputada nula ou ineficaz por qualquer juízo ou tribunal, não afetará a validade das demais disposições destes Termos, as quais permanecerão plenamente válidas e vinculantes, gerando efeitos em sua máxima extensão.

    A falha da Lello em exigir quaisquer direitos ou disposições dos presentes Termos não constituirá renúncia, podendo esta exercer regularmente o seu direito, dentro dos prazos legais.

    Estes Termos poderão ser alterados a qualquer momento, sendo que a nova versão deste documento entrará em vigor no dia seguinte da publicação no Portal. O Usuário somente será comunicado da alteração dos Termos se houver obrigação legal em tal sentido.

  33. 11. Legislação e Foro

  34. A presente relação jurídica é regida exclusivamente pelas leis brasileiras, inclusive eventuais ações decorrentes de violação dos seus termos e condições.

    Fica eleito o Foro da Comarca de domicílio do Usuário para dirimir quaisquer dúvidas, questões ou litígios decorrentes dos presentes Termos, renunciando as partes a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Última atualização: 19 de março de 2021

Política de Privacidade da Plataforma Lello Condomínios



Obrigado por escolher a Lello Condomínios!

A presente Política de Privacidade (“Política”) detalha como a Lello Condomínios Ltda (“Lello”) trata os dados pessoais de seus Usuários (“Usuário” ou “Você”), coletados por meio de seus mais diversos serviços (“Serviços”). A Política aplica-se a todos as Plataformas Lello, incluindo o nosso Site, disponível por meio do link www.lellocondominios.com.br, e Aplicativos (em conjunto, “Plataforma”). Os termos que regem a utilização dos serviços Lello por Você estão definidos nos respectivos Termos e Condições de Uso de cada serviço, dos quais esta Política faz parte.

Eventualmente, poderemos desenvolver novos serviços ou oferecer serviços adicionais. Se a introdução destes nos serviços Lello resultar em alguma alteração na forma como coletamos ou tratamos os dados pessoais do Usuário, disponibilizaremos mais informações, termos ou políticas adicionais. Salvo disposição em contrário, sempre que introduzirmos estes novos serviços ou funcionalidades adicionais, estes ficarão sujeitos à presente Política.

A presente Política tem como propósito:

  • garantir que Você entenda quais dos seus dados pessoais coletamos, as razões pelas quais os coletamos e utilizamos, além de com quem os compartilhamos;
  • explicar como utilizamos os dados pessoais compartilhados por Você na Plataforma para lhe proporcionar uma experiência única ao utilizar a Plataforma Lello;
  • explicar a Você os respectivos direitos em relação aos seus dados pessoais coletados e tratados por nós, e de que forma protegeremos a sua privacidade.

Esperamos que a presente Política auxilie Você a compreender os nossos compromissos referentes à sua privacidade. Para obter informações sobre como entrar em contato conosco, em caso de quaisquer dúvidas ou preocupações, consulte o Item 12, "Fale com a Lello". Por outro lado, se Você não concordar com o conteúdo da presente Política, destacamos que é livre para decidir se pretende utilizar o serviço Lello ou não, podendo entretanto, em alguns casos, optar por não compartilhar certos dados opcionais (o que pode, por seu lado, impedir o uso de algumas funcionalidades do Serviço).


  1. 1. Direitos e preferências do Usuário

  2. A Lei Geral de Proteção de Dados (“Lei n.º 13.709/18” ou “LGPD”) confere determinados direitos aos indivíduos, relativos aos seus respetivos dados pessoais. Conforme previsto nos termos da legislação aplicável e salvo se limitados por esta, a Lello garante a Você os seguintes direitos referentes ao tratamento de seus dados pessoais:

    • Direito de confirmação da existência de tratamento;
    • Direito de acesso aos dados;
    • Direito de correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
    • Direito à anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;
    • Direito à portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, resguardados os segredos comerciais e industriais da Lello;
    • Direito à eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas na LGPD;
    • Direito à informação das entidades públicas e privadas com as quais a Lello realizou uso compartilhado de dados;
    • Direito à informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa;
    • Direto à revogação do consentimento, nos termos da LGPD.

    Na hipótese de enviarmos mensagens de publicidade eletrônica com base no seu consentimento ou de outra forma permitida pela lei aplicável, Você poderá, a qualquer momento e de forma gratuita, retirar a sua autorização ou declarar a sua recusa. As mensagens de publicidade eletrônica que o Usuário recebe da Lello - por exemplo, as enviadas através de e-mail - incluem mecanismo de recusa dentro da própria mensagem - por exemplo, link para cancelamento da subscrição nos e-mails que lhe enviamos.

  3. 2. Como coletamos os dados pessoais do Usuário?

  4. Coletamos os dados pessoais do Usuário das seguintes formas:

    • Quando o Usuário subscreve a Plataforma Lello:

    • Quando você se subscreve na Plataforma Lello, seja por meio do nosso Site ou Aplicativos, coletamos os dados pessoais de Condôminos e do Síndico. O Condômino poderá ainda, desde que tenha autorização expressa para tanto, informar os seguintes dados sobre (i) os demais moradores da mesma unidade residencial; e (ii) os colaboradores residenciais.


    • Através da utilização da Plataforma Lello:

    • Quando você utiliza o serviço Lello, coletamos dados pessoais sobre a sua utilização da Plataforma de modo automático ou semi-automático, como descrito no Item 4 abaixo.

    • Fornecidos pela administradora do condomínio que antecedeu a Lello, para a continuidade dos serviços:

    • quando o condomínio em que o Usuário reside é integrado à Plataforma Lello, seus dados podem serão fornecidos pela administradora que a antecedeu e podem, ainda ser atualizados a qualquer momento pelo Usuário.

      Utilizamos informações anonimizadas e agregadas para fins que incluem: criar modelos de marketing e promoção, melhorar o serviço Lello e desenvolver novos recursos e funcionalidades na Plataforma.


  5. 3. Quais dados pessoais do Usuário coletamos?

  6. Nas tabelas abaixo, organizamos os grupos de dados pessoais do Usuário que coletamos e utilizamos:

    • Dados pessoais coletados quando o Usuário subscreve na Plataforma Lello ou quando a inclusão é feita pela Lello com a autorização do Usuário:

    • Grupo de Dados Pessoais Descrição do grupo
      Dados de registro de conta

      Tratam-se dos dados pessoais fornecidos por Você para se inscrever e utilizar os Serviços disponíveis na Plataforma.

      Incluem o seu nome completo, CPF, data de nascimento, endereço de e-mail, número de telefone e endereço completo do imóvel e condição em relação ao imóvel (se proprietário ou locatário/possuidor direto).

      Alguns dados pessoais solicitados são obrigatórios para que Você possa criar a sua conta.

      Na hipótese do Usuário ocupar o cargo de Síndico, além dos dados mencionados acima, serão solicitados: número do PIS, certificado digital, se houver, RG e informações sobre imposto de renda que importem ao condomínio, como por exemplo, se o síndico já o recolhe utilizando o teto, se faz jus ou não à isenção, dentre outros, desde que justificáveis.


    • Dados Pessoais que o Usuário pode informar à Plataforma para viabilizar o acesso ao condomínio

    • Grupo de Dados Pessoais Descrição do grupo
      Dados de Moradores da mesma unidade residencial

      Trata-se de dados de eventuais outros moradores da mesma unidade residencial, fornecidos por Você para permitir o acesso de tais moradores ao condomínio. São eles: nome, grau de parentesco, data de nascimento, e-mail, telefone celular e dados de veículo (se necessário para o controle de acesso)

      Dados de empregados residenciais

      Trata-se de dados pessoais de empregados residenciais que prestam serviços na residência do Usuário, e cujos dados são utilizados somente para viabilizar seu acesso ao condomínio. São eles: nome, RG, CPF, cargo.


    • Dados Pessoais coletados através da utilização da Plataforma pelo Usuário:

    • Dados sobre a utilização da Plataforma Descrição do grupo
      Dados de registro de conta

      São os dados pessoais coletados sobre Você enquanto está utilizando a Plataforma, que podem incluir:


      • Informações sobre as interações do Usuário com a Plataforma, incluindo a data e hora de quaisquer pedidos que efetue e as suas interações com outros Usuários da Lello. Pode igualmente incluir informações sobre a utilização de aplicações de terceiros e publicidade que receber;
      • Conteúdo do Usuário - conforme definidos nos Termos e Condições de Uso - publicados pelo Usuário na Plataforma, incluindo as mensagens que enviar ou receber através da Plataforma;
      • Dados técnicos, que poderão incluir informações de URL, dados de cookies, o endereço IP do Usuário, os tipos de dispositivos por este utilizados para acessar a Plataforma, identificações exclusivas do dispositivo, atributos do dispositivo, tipo de ligação à rede (por exemplo, Wi-Fi, 3G, LTE, Bluetooth) e fornecedor de rede, desempenho da rede e do dispositivo, tipo de navegador, idioma, informações que permitam a gestão dos direitos digitais, sistema operativo e versão da Plataforma.

  7. 4. Para quais finalidades utilizamos os dados pessoais do Usuário?

  8. Quando você interage com a Plataforma, utilizamos diversas tecnologias para tratar os dados pessoais coletados. Na tabela abaixo, expomos os motivos pelos quais tratamos seus dados pessoais, os fundamentos jurídicos associados em que nos baseamos e que nos permitem legalmente efetuar o tratamento dos dados pessoais e os grupos de dados pessoais utilizados para estas finalidades:

    Grupos de dados pessoais utilizados pela Lello para a finalidade de tratamento Descrição da razão pela qual a Lello trata os dados pessoais do Usuário ("finalidade do tratamento") Fundamento jurídico para a finalidade do tratamento

    Dados de registro de conta

    Dados de utilização do Serviço

    Para fornecer, personalizar e melhorar a experiência do Usuário na Plataforma, e demais serviços e produtos fornecidos pela Lello, por exemplo, ao fornecer conteúdo personalizado, individualizado ou adaptado à sua localização, recomendações, funcionalidades e publicidade dentro ou fora da Plataforma, inclusive para produtos e serviços de terceiros.
    • Execução de contrato
    • Legítimo interesse

    Dados de moradores da mesma unidade residencial

    Dados de empregados residenciais

    Para informar ao condomínio e permitir que os titulares tenham acesso facilitado ao condomínio. Estes dados não são utilizados para outros fins que não o registro de autorização de acesso.
    • Execução de contrato

    Dados de registro de conta

    Dados de utilização da Plataforma

    Para compreender de que forma o Usuário acessa e utiliza a Plataforma, a fim de garantir a funcionalidade técnica do serviço Lello, desenvolver novos produtos e serviços e analisar a utilização da Plataforma pelo Usuário, incluindo a sua interação com aplicações, publicidade, produtos e serviços que são disponibilizados, aos quais é estabelecida direcionamento, ou que são oferecidos através da Plataforma.
    • Execução de contrato
    • Legítimo interesse
    Dados de utilização da Plataforma Para guardar registros de acesso à Plataforma para, caso aconteça algum crime ou ato ilícito na Plataforma, podermos identificar o responsável, em conformidade com o previsto no Marco Civil da Internet.
    • Cumprimento de obrigações legais

    Dados de registro de conta

    Dados de utilização da Plataforma

    Para comunicação com o Usuário para fins relacionados à Plataforma.
    • Execução de contrato
    • Legítimo interesse
    Dados de transações financeiras Para processar as transações financeiras do Usuário de modo a impedir ou detectar fraudes, incluindo transações fraudulentas e utilização fraudulenta da Plataforma.
    • Execução de contrato
    • Cumprimento de obrigações legais
    • Legítimo interesse
    Dados de marketing Para comunicação com o Usuário, diretamente ou através dos nossos parceiros, para fins de Marketing;
    • Legítimo interesse

  9. 5. Compartilhamento dos dados pessoais do Usuário

  10. Definimos os grupos de destinatários dos dados pessoais coletados ou gerados através da utilização da Plataforma pelo Usuário.

  11. Informações que poderemos compartilhar

  12. Grupos de Destinatários Motivo para compartilhamento
    Entidades financeiras e de proteção ao crédito

    Compartilhamos os dados pessoais do Usuário com o Banco Bradesco para permitir a geração e administração dos boletos de mensalidades do condomínio, a serem pagos pelos condôminos.

    Também compartilharemos os dados pessoais do Usuário com a Serasa para formação dos clusters de perfil de clientes para futuras ações de relacionamento e comerciais.

    Também fazemos o compartilhamento com escritórios de cobrança contratados pelo condomínio quando houver inadimplência comprovada por parte do Usuário, a fim de que seja realizada a cobrança.

    Cumprimento da lei e autoridades de proteção de dados

    Compartilharemos os dados pessoais do Usuário quando acreditarmos, de boa-fé, que seja necessário para o cumprimento de uma obrigação legal, nos termos da legislação aplicável, ou para responder a um processo legal válido, como, por exemplo, um mandado de busca, uma ordem judicial ou uma intimação.

    Também compartilharemos os dados pessoais do Usuário se acreditarmos, de boa-fé, ser necessário para o nosso legítimo interesse, ou o de terceiros, em matéria de segurança nacional, cumprimento da lei, contencioso, investigação criminal, proteção da segurança de qualquer pessoa, ou para impedir a morte ou danos físicos eminentes, desde que consideremos que tal interesse não prevalece sobre os interesses ou direitos e liberdades fundamentais do Usuário que exijam a proteção dos dados pessoais do Usuário.

    Prestadores de Serviço

    Quando necessário, compartilharemos os seus dados com operadores e fornecedores de serviços que participam, direta ou indiretamente, do desenvolvimento das atividades comerciais da Lello, especialmente na execução dos serviços prestados na Plataforma, nas atividades de vistoria técnica e outras vinculadas ao condomínio.

    Adquirentes do nosso negócio

    Compartilharemos os dados pessoais do Usuário na hipótese de vendermos ou negociarmos a venda do nosso negócio a um comprador ou potencial comprador.

    Nesta situação, a Lello continuará a assegurar a confidencialidade dos dados pessoais do Usuário e notificará os Usuários antes de os dados pessoais serem transferidos para o comprador, ou de ficarem sujeitos a uma Política de Privacidade diferente.

    Finalidades Judiciais

    Utilizaremos os dados coletados para defesa em conflitos judiciais ou extrajudiciais, sempre em conformidade com a legislação brasileira, com base na defesa judicial de interesses, como o compartilhamento de informações com o escritório de advocacia que realiza a cobrança de boletos bancários inadimplentes.


  13. Se Você tiver alguma dúvida sobre quem são os destinatários dos seus dados, entre em contato conosco pelo e-mail informado abaixo em “Fale com a Lello”.


  14. 6. Conservação e eliminação de dados

  15. Conservamos os seus dados pessoais enquanto for necessário para prestar os serviços Lello e para fins comerciais legítimos e essenciais, tais como para manter o desempenho da Plataforma, tomar decisões empresariais acerca de funcionalidades e ofertas com base em dados, cumprir as nossas obrigações legais, e resolver disputas. Conservamos alguns dos seus dados pessoais enquanto Você permanecer como Usuário da Plataforma.

    A pedido do Usuário, vamos eliminar ou anonimizar os seus dados pessoais de modo que não o identifiquem, exceto se for legalmente permitido ou obrigatório manter determinados dados pessoais, incluindo situações como as seguintes:

    • Se formos obrigados a manter os dados pessoais para as nossas obrigações jurídicas, fiscais, de auditoria e contabilidade, iremos reter os dados pessoais necessários pelo período exigido pela legislação aplicável;
    • Sempre que necessário para os nossos legítimos interesses comerciais, como a prevenção contra fraudes ou para manter a segurança dos nossos Usuários.

  16. 7. Links

  17. Poderemos apresentar anúncios de terceiros e outros conteúdos com links para endereços eletrônicos de terceiros. Não é possível controlarmos, nem sermos responsabilizados por práticas de privacidade e conteúdo de terceiros. Se Você clicar em um anúncio ou link de terceiros, deverá estar ciente de que sairá da Plataforma e que quaisquer dados pessoais que venha a fornecer não estarão abrangidos pela presente Política. Você deverá ler as respetivas políticas de privacidade para saber de que forma coletam e tratam os seus dados pessoais.

  18. 8. Manter os dados pessoais do Usuário em segurança

  19. Estamos empenhados em proteger os dados pessoais dos nossos Usuários. Implementamos medidas técnicas e organizacionais para ajudar a proteger a segurança dos seus dados pessoais; contudo, tenha em ciência de que nenhum sistema é completamente seguro.

    Possuímos certificado de segurança HTTPS e as senhas são criptografadas.

    A senha protege a conta de Usuário, pelo que incentivamos Você a utilizar em suas contas senha e forte, a limitar o acesso ao computador e navegador e a encerrar a sessão depois de utilizar a Plataforma

  20. 9. Crianças e Adolescentes

  21. A Plataforma não se destina a crianças e adolescentes, isto é, indivíduos com idade inferior a 18 anos. -Estão disponíveis mais detalhes acerca desta matéria nos nossos Termos e Condições de Uso.

    Dados pessoais de crianças e adolescentes só serão tratados se fornecidos espontaneamente e de forma unilateral pelo Usuário. Não coletamos deliberadamente dados pessoais de crianças e adolescentes. Se o Usuário tiver idade inferior a 18 anos, não deverá utilizar a Plataforma e nem nos fornecer quaisquer dados pessoais.

    Se tomarmos conhecimento de que coletamos dados pessoais de uma criança ou adolescente, tomaremos as medidas razoáveis para eliminar os dados pessoais em questão. Para tal, poderá ser necessário eliminar a conta Lello relativa a essa criança ou adolescente.

  22. 10. Alterações à presente Política de Privacidade

  23. Eventualmente, poderemos efetuar alterações à presente Política.

    Quando realizarmos alterações materiais à presente Política, faremos uma comunicação visível e adequada de acordo com as circunstâncias, como por exemplo, apresentando uma comunicação visível na Plataforma ou através do envio de um e-mail ao Usuário. Poderemos enviar antecipadamente uma comunicação à Você.

    Assim, é fundamental que Você se certifique de ler qualquer comunicação atentamente.

    Se tomarmos conhecimento de que coletamos dados pessoais de uma criança ou adolescente, tomaremos as medidas razoáveis para eliminar os dados pessoais em questão. Para tal, poderá ser necessário eliminar a conta Lello relativa a essa criança ou adolescente.

    Se Você quiser saber mais sobre a presente Política e como a Plataforma utiliza os dados pessoais do Usuário, entre em contato conosco através do e-mail dadoseprivacidade@lello.com.br.

  24. 11. Fale com a Lello

  25. Obrigada por ler a nossa Política de Privacidade. Se tiver dúvidas relativamente à presente Política, contate o nosso Encarregado pela Proteção de Dados Felipe Augusto, através do endereço eletrônico dadoseprivacidade@lello.com.br.

    A Lello é a responsável pelo tratamento de dados para fins dos dados pessoais do Usuário processados nos termos desta Política.

Última atualização: 19 de março de 2021