A responsabilidade do síndico na gestão de um plano de reforma

Manutenção predial

23.09.2015,

Por: admindev

Foi publicada em 18 de março de 2014, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 16.280, sobre gestão de reformas em edificações, que entrou em vigor no dia 18 de abril do ano passado, com o objetivo de complementar as normas associadas NBR 5.674/12 (Manutenção de Edificações – Requisitos para o Sistema de Gestão de Manutenção) e NBR 15.575/13 (Edificações Habitacionais – Desempenho).

Esta nova norma estabelece regras para execução de obras, reformas e modificações nas áreas comuns e unidades autônomas, englobando desde o momento do planejamento do projeto até os efeitos decorrentes de sua realização.

Esta nova diretriz tem como principal finalidade preservar a segurança das edificações e de seus usuários por meio de um roteiro de procedimentos formais que devem ser aplicados em toda e qualquer intervenção, com exceção daquelas relacionadas a título de manutenção.

O síndico, como representante legal do condomínio, têm grande responsabilidade na execução dos procedimentos, uma vez que as documentações pertinentes ao plano de reforma devem estar em conformidade com todos os requisitos estabelecidos pela norma.

Munido destes documentos, o síndico deve encaminhá-los para análise técnica legal de um profissional habilitado que disponha de conhecimentos suficientes para formalizar uma análise em resposta à solicitação, justificando detalhadamente seu deferimento ou indeferimento, em consonância com a Convenção e Regulamento Interno do Condomínio.

A Lello auxilia seus clientes através do seu Centro de Atendimento Técnico (CAT), que é responsável pela realização de vistorias indicativas, controle da agenda de obrigações de manutenção, orçamentos técnicos e providências diversas em concessionárias e prefeituras.

O CAT dispõe de um conjunto de produtos e serviços bastante completo para atender à demanda decorrente da aplicação desta nova norma da ABNT, respaldando os síndicos  através de parecer técnico prévio, o que, além de oferecer segurança, não os expõe nos conflitos com os moradores, preservando a convivência harmoniosa e a transparência da gestão na análise e resolução do problema.

 

A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.

notícias relacionados
Ver mais
Ícone do Chat WhatsApp