Programa inédito estimula ações de Meio Ambiente, Social e Governança em condomínios de São Paulo
A iniciativa da Lello propõe ações de inovação sustentável visando melhorias na vida em comum com foco em moradores de prédios na capital paulista, da Grande SP e do interior do estado – 330 condomínios já foram atendidos
Um programa inédito, incentiva a prática de ESG – Environmental, Social and Governance (Governança ambiental, social e corporativa) em condomínios residenciais de São Paulo. A iniciativa, conduzida pelo Lellolab – laboratório de inovação da vida em comum da Lello, tem como objetivo fortalecer a prática contínua de ações que visam endereçar os desafios do convívio e os impactos ambientais nos condomínios, por meio da inovação, com foco nos moradores de empreendimentos residenciais na capital paulista, região metropolitana e interior do estado.
O Programa de Inovação Sustentável para Condomínios, que busca a identificação de novas tendências comportamentais nos condomínios e a implementação de projetos de inovação, atendeu, em dois anos, 330 condomínios paulistanos, impactando mais de 160 mil pessoas, entre síndicos, conselheiros e moradores.
Pesquisas nos Condomínios
Nesses empreendimentos foram realizadas pesquisas que visam à identificação de novas tendências comportamentais nos condomínios para acelerar a implementação de projetos de inovação. Com base nas pesquisas realizadas, informações são utilizadas para o aprimoramento da gestão dos condomínios, e para a melhoria da convivência e qualidade de vida dos moradores e seu entorno, na busca pela plena sustentabilidade, e com enfoque em regeneração urbana, na temática ESG.
Também foram realizadas mais de 500 ações de desdobramentos concretos em condomínios, entre visitas, conversas consultivas, reuniões de co-criação, eventos, cursos e campanhas, conduzidas pelos consultores de inovação e sustentabilidade da Lello. Ainda entre as ações promovidas pelo programa estão o plantio de hortas comunitárias, coleta de resíduos eletrônicos, ações de coleta seletiva de resíduos, feiras empreendedoras, espaços pets, implantação de energia solar, economia e reuso de água, estações de carregamento de veículos elétricos, virada da vida em comum, gincana condominial, trilha de aprendizagem, oficinas de jogos e oficinas infantis, dentre de muitas outras.
Além disso, para cada condomínio atendidos neste programa, foram criados sites que, além de apresentarem os resultados das pesquisas, também apresentam recomendações, relatórios socioambientais e análises produzidas durante as visitas técnicas, além de planos de ação para desdobramentos a partir destas informações.
Reconhecendo a carência de pesquisas a respeito da população que mora em condomínios, a Lello desenvolveu uma metodologia para apurar e analisar os novos hábitos de vida dos moradores, disponibilizando os resultados por meio de sites da internet, para condomínios e condôminos, demonstrando os resultados dos dados coletados, e trazendo recomendações a partir análises feitas pelas equipes dos seus agentes de inovação. Nestas pesquisas, são realizadas perguntas cuidadosamente escolhidas, para determinar o perfil do condomínio e as “dores” e demandas dos moradores, além de levantar oportunidades de aprimoramento da vida em comum.
Filipe Cassapo, diretor do LelloLab, o laboratório de inovação da Lello, ressalta que o programa é um importante instrumento de interação com toda esta comunidade, para que a sustentabilidade e a regeneração urbana possam ser aplicadas de maneira concreta e ativa, no dia-a-dia de todas as pessoas. “Com esse programa, somos capazes de diminuir de forma significativa e concreta os impactos ambientais gerais do ato de morar, com olhar particular para as dimensões da água, da energia, dos resíduos e da mobilidade. Desta forma, desejamos alcançar o objetivo de tornar cada condomínio mais sustentável, e mudar a vida das pessoas para melhor, em cada local em que pudermos inovar”, diz.
Com a criação desse processo inédito de aplicação de inovações nos condomínios, consultores de inovação foram formados pela Lello, em parceria com o Instituto Paulista de Tecnologia (IPT) e o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), para que possam ser desenhados diagnósticos nas unidades condominiais, com a aplicação de pesquisas e, posteriormente, visitas de implantação de melhorias socioambientais.