As Atribuições do Porteiro
Os porteiros exercem funções de extrema importância para manter a segurança do condomínio. Através deles, moradores, visitantes, prestadores de serviços e entregadores podem acessar o empreendimento. No entanto, sua função está vulnerável a ação de criminosos, principalmente quando ela é executada de maneira não padronizada e fora dos moldes de segurança estabelecidos no condomínio.
O profissional contratado para a portaria, deve ser qualificado e conhecer bem as rotinas de segurança do condomínio.
Além disso, é importante que ele se comunique com os moradores e esteja sempre na guarita controlando a entrada de todos.
Principais Funções
- • Averiguar a entrada de pessoas – Identificar visitantes e liberar a entrada após confirmação com moradores.
- • Orientar os Visitantes – Após identificar e autorizar a entrada do visitante, orientá-lo para o local adequado.
- • Recebimento de correspondências – O porteiro deve receber as correspondências na portaria e seguir com o procedimento determinado pelo condomínio.
- • Atendimento de Interfone – Este é o principal canal de comunicação com os moradores e deve estar sempre disponível.
- • Reportar reclamações ao Zelador – É importante que o Porteiro reporte reclamações ou possíveis falhas ao Zelador.
Prestadores de Serviços e Entregadores
Quando se trata de prestadores de serviços, o porteiro deve se assegurar de que o serviço que será prestado no condomínio foi realmente solicitado.
Para serviços nas áreas comuns, o porteiro deve checar com o Zelador ou até mesmo com a Administradora do condomínio. Quando se trata de serviços prestados em uma unidade, quem faz a liberação da entrada é o próprio morador.
É importante ressaltar, que criminosos podem se passar por prestadores de serviços para acessar o condomínio. Por tanto, toda cautela na liberação dessas entradas é bem-vinda. Em caso de entrega de comida, o porteiro deve solicitar ao morador por interfone, que ele compareça à portaria para retirar a entrega.
Não é Obrigação do Porteiro
Os moradores, visitantes, prestadores de serviço ou qualquer pessoa não pode pedir ao porteiro que:
- • Descumpra as regras do condomínio
- • Carregue sacolas de compras
- • Manobre carros na garagem
- • “Fique de olho” nas crianças
- • “Sempre libere tal pessoa”
- • Guarde chaves das unidades ou de automóveis na portaria.
Orientar para que o condomínio funcione bem e que cada um exerça sua função corretamente. Conta Comigo!
A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.