Home > Manutenção predial > Como escolher o fornecedor certo para manutenção preventiva
fornecedores-condominio

Como escolher o fornecedor certo para manutenção preventiva

Antes da escolha do fornecedor é importante a conscientização da necessidade da manutenção.

A manutenção preventiva é possível em todo tipo de equipamento e serve para  evitar possíveis falhas e quebras  em máquinas e instalações, entre outros.

Ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade, e evita desperdícios.

Há vários tipos de manutenção que podem ser empregadas, e as mais indicadas para os equipamentos dos condomínios são as manutenções  planejada e a preventiva.

A “escolha” da empresa deve ocorre com base na avaliação da capacidade técnica do fornecedor, indicações e referências, ressaltando que, em algumas  situações, a melhor opção  ainda é a  própria fabricante do equipamento,  que garante a substituição das peças originais e manutenção padronizada,  como no caso dos elevadores.

Para tanto, é preciso dar atenção à qualidade, dados técnicos e econômicos. A escolha de como e quando fazê-la é essencial.

Implantar e praticar a manutenção preventiva em todos os equipamentos  do condomínio demonstra preocupação e respeito aos usuários:

– Aumenta a confiabilidade – a boa manutenção gera menos paradas de máquinas;

– Melhora a qualidade – máquinas e equipamentos mal ajustados têm mais probabilidade de causar erros ou baixo desempenho e podem causar problemas de qualidade;

– Diminui os custos – quando bem cuidados, os equipamentos funcionam com maior eficiência;

– Aumenta a vida útil – cuidados simples, como limpeza e lubrificação, garantem a durabilidade da máquina, reduzindo os pequenos problemas que podem causar desgaste ou deterioração

– Melhora a segurança – máquinas e equipamentos bem mantidos têm menos chance de se comportar de forma não previsível ou não padronizada, evitando assim, possíveis riscos ao operário.

Sobre Luciana Videira

Formada em Negócios Imobiliários, possui 23 anos de atuação na área de administração condominial. Atualmente é gerente regional da empresa Lello Condomínios, com foco nas regiões do ABC, Campinas, Jardins, Mooca e Tatuapé.