Como evitar a rotatividade de funcionários?
A alta rotatividade de funcionários de condomínios residenciais de São Paulo deve ser objeto de preocupação por parte dos síndicos.
O entra e sai de porteiros, zeladores e faxineiros, no entanto, pode ser prejudicial para o condomínio, especialmente em questões de segurança e no relacionamento com os moradores. Assim como nas empresas, é desejável que bons profissionais sejam retidos.
Bom clima organizacional, salários compatíveis e acréscimos de benefícios podem auxiliar a manter os colaboradores nos condomínios.
É principalmente no item “clima” que o síndico tem papel determinante. Devem ser observadas questões como o respeito e cordialidade por parte dos moradores, as condições de trabalho, a integração da equipe, a valorização do funcionário, os feedbacks do síndico e o investimento na equipe, proporcionando treinamentos e reciclagens constantemente.
É fundamental o espírito de liderança do síndico, como mentor e “maestro” da equipe. Muitos estudos de comportamento comprovam que o fator clima é preponderante perante os outros para motivação e decisão de permanência no emprego. Isso vale desde cargos mais simples, como em cargos executivos.
Em relação ao salário, o mais importante é que ele seja compatível com os valores pagos nos condomínios da região onde o prédio está situado.
Além disso, é preciso adotar total rigor e atenção às regras trabalhistas, como controle e gestão correta de escala de trabalho, folgas, horas extras, férias, pagamento de férias, pagamento de 13º, pontualidade no pagamento de salários.
Quanto aos benefícios, trata-se de item tão importante quanto o salário. Todos os benefícios legais fazem parte da gestão de folha e devem ser concedidos sem qualquer discussão. A concessão de benefícios especiais como seguro-saúde, seguro-odontológico e refeitório com boas condições pode ser um diferencial a ser avaliado pelo condomínio.
É importante ressaltar que o departamento de pessoal é responsável, em um condomínio equilibrado por cerca de 50% da despesa do condomínio. Só esta informação já traz uma dimensão da importância desta questão. O assunto deve ser tratado com a importância e o peso que ele tem. O segredo é cuidar deste assunto com a máxima técnica e profissionalismo.
Ajudar você a manter o bom relacionamento com os funcionários? Conta comigo!
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