Implementando soluções socioambientais inovadoras em condomínio de SP!

Lello Recicla / Sustentabilidade

07.12.2021,

Por: admindev

Localizado em Carapicuíba, o Condomínio Flex vai receber oportunidades e soluções sustentáveis voltadas para energia, água e lixo.

Por meio do LelloLab, o laboratório de inovação da vida em comum, o Grupo Lello começou a implementar, em um de seus condomínios, soluções inovadoras socioambientais voltadas para energia, lixo e água, como: logística reversa de resíduos sólidos, cogeração de energias renováveis, ou ainda sistemas de economia no consumo da água.

A iniciativa, chamada de Sandbox (um termo utilizado para denotar ambientes de experimentação e inovação),tem sido trabalhada no Condomínio Flex, do programa Minha Casa Minha Vida, localizado em Carapicuíba (SP). “Nos chamamos este ambiente de um ‘Sandbox’, porque a ideia é efetivamente de permitir a co-criação de inovações para melhorar a vida em comum, junto aos moradores, síndicos, e junto a toda a comunidade deste local. Podemos então juntos  experimentar, no contexto de um laboratório urbano vivo”, diz Filipe Cassapo, diretor do LelloLab.

Segundo diretor do LelloLab, o projeto-piloto está sendo promovido neste condomínio porque lá vivem pessoas com um nível de demanda social que representam a realidade da maioria dos brasileiros. “Queremos inovações que atendam efetivamente, e de forma prática, às necessidades sociais e econômicas da maioria da população, para então sermos capazes de fazer, verdadeiramente, alguma diferença na vida das pessoas”, conclui.

“Com o objetivo de construir e desenvolver as ações em sinergia com a comunidade do Condomínio Flex, a chegada do LelloLab, trouxe inovação ao local. Não existiam soluções como essa na região, assim”, relata a síndica Ellen Carvalho Rocha.

A ideia é que esse condomínio seja um modelo de implementação de inovações e soluções socioambientais para os mais de 3 mil condomínios administrados pela Lello. O projeto começa pela prototipação de sistemas de geração energética e beneficiamento de resíduos e a empresa já tem planos de levar esses recursos para condomínios nos bairros Pirituba e Butantã, em São Paulo.

Outras ações: Feira Empreendedora

Além das soluções socioambientais, o LelloLab irá promover, no dia 09/12, uma feira empreendedora no Condomínio Flex. O evento terá como um de seus propósitos, divulgar empreendedores locais, entre os moradores do condomínio, por meio de uma das iniciativas do laboratório, o Tesouros do Bairro, uma plataforma que conecte consumidores com o comércio local de empreendedores individuais e profissionais autônomos, que podem divulgar gratuitamente seus serviços e produtos.

Além disso, o evento contará com a presença de startups apoiadas pelo Lellolab como a Piipee, que irá tratar do tema educação para economia de água; a Loa Terra para abordar a iniciação de hortas urbanas; e a Coletando que falará sobre logística reversa de resíduos, e educação ambiental.

Sobre o LelloLab: Criado em 2018, o LelloLab cria soluções que melhoram a experiência de viver em comunidades, buscando transformar seu impacto na cidade. Composto por um time multidisciplinar de pesquisa, o laboratório tem como seu principal projeto o Tesouros do Bairro, uma plataforma que conecte consumidores com o comércio local de empreendedores individuais e profissionais autônomos, que podem divulgar gratuitamente seus serviços e produtos.

 

A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.

notícias relacionados
Ver mais
Ícone do Chat WhatsApp