O desafio de administrar mini cidades
Podemos considerar que administrar condomínios é administrar mini cidades. Porém, a dificuldade é ainda maior, em razão de algumas particularidades.
Zelar pela manutenção, realizar melhorias, arrecadar, pagar (recolher impostos) e prestar contas são algumas das atribuições da administração condominial. Mas o maior desafio nos condomínios é sem dúvida administrar os conflitos, pois normalmente o condômino/morador foca apenas em seus interesses individuais deixando de lado os interesses coletivos.
É muito comum, em condomínios, os moradores se preocuparem exclusivamente com seu bem estar e sua comodidade, muitas vezes esquecendo que o seu direito termina onde começa o do vizinho. Assim, fica instalado o conflito.
Outro exemplo clássico são as participações em assembleia quando o assunto é interesse comum. Neste caso normalmente poucos condôminos se interessam. No entanto, quando o assunto trata de interesses individuais, como sorteio de vaga de garagem, a maioria dos condôminos participa.
Os conflitos muitas vezes são gerados por desconhecimento dos direitos e deveres dentro do condomínio. Definitivamente, administrar conflitos pessoais é sempre um desafio muito grande em qualquer segmento corporativo.
Compartilhar conhecimentos de forma objetiva e transparente e conciliar os interesses é a nossa busca constante.
A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.