Preparando a Previsão Orçamentária de 2019



26.10.2018, Por: Redação Lello

Outubro e novembro são meses importantes para os condomínios e seus gestores, é o período ideal para iniciar a previsão orçamentária para o próximo ano.

Se você é um síndico novo, talvez ainda não saiba ao certo como prever os gastos do ano seguinte, caso seja um síndico experiente, conhece bem as dificuldades de elaborar uma boa previsão orçamentária e sabe que toda dica é bem-vinda! Pensando nisso, separamos as melhores dicas pra você acertar em cheio no orçamento do ano que vêm!

Por Onde Começar?

Quem pensa que a previsão orçamentária é feita de forma mágica e cheia de adivinhação, se engana e muito! A melhor forma de pensar no futuro do condomínio, é olhando para o passado.

Analisar as contas passadas, contratos, fornecedores, necessidades recorrentes e outros custos que surgiram ao longo dos anos anteriores, é o pontapé inicial para prever os gastos futuros.

Uma visão minuciosa das contas do condomínio no ano vigente é superimportante para basear os gastos do ano seguinte.

Sua administradora pode ajudar, eles cuidam das finanças do condomínio e podem levantar esses dados.

Divida as Contas em Pequenos Grupos

Para facilitar o raciocínio, divida os gastos em pequenos grupos, folha de pagamento, manutenção, contas de consumo, despesas administrativas, materiais de consumo e gastos diversos.

Utilize uma planilha para anotar todos os gastos e fazer uma média mensal.

Com essa planilha você deve projetar os gastos do próximo ano, mas lembre-se de levar em consideração os índices de correções anuais, como o IGPM para a maioria dos contratos e os reajustes de sindicato para os funcionários.

 

Inadimplência

A inadimplência deve ser tratada durante o ano, não espere a Previsão Orçamentária para resolver este assunto.
Um condomínio com alta taxa de inadimplência compromete o orçamento anual e impede o cumprimento da previsão orçamentária anterior. Além disso, a falta de pagamento gera indisposição com os condôminos que pagam em dia suas cotas, gerando novos problemas para o ano que se inicia.

Além disso, é importante pensar em uma “gordura”, separar parte do orçamento para possíveis imprevistos ou necessidades.

Apresentando a Previsão em Assembleia

Após preparar o estudo, certifique-se de que entendeu bem todas as necessidades do condomínio e conhece o conteúdo da previsão orçamentária, assim poderá defender os pontos principais em assembleia, evitando fazer concessões desnecessárias.

Embora pouco comum, a previsão orçamentária pode não ser aprovada em assembleia, nesse caso, é possível criar uma comissão de finanças com os próprios moradores e apresentar uma nova proposta em até 60 dias.

Planilha de Previsão Orçamentária

Para facilitar a vida dos síndicos, o Portal Sindiconet preparou uma planilha de Previsão Orçamentária que você pode acessar através do link abaixo! Confira.

https://www.sindiconet.com.br/downloads/previsao-orcamentaria-planilhas-previsao-orcamentaria

Webinar – Como Preparar a Previsão Orçamentária do seu Condomínio

Pensando em ajudar ainda mais os síndicos durante esse período, nossa Gerente de Relacionamento com o Cliente, Angélica Arbex, estará ao vivo tirando dúvidas sobre o tema e apresentando a melhor maneira de preparar o orçamento de 2019!

O Webinar acontece no dia 08/11/2018 as 12h, clique e participe!