Sinal Digital: O seu condomínio está preparado?



23.02.2017, Por: Redação Lello

No dia 29/03/2017 o sinal analógico será desligado em São Paulo, quem ainda não possui uma antena adequada e um televisor com receptor digital integrado, não terá mais acesso à TV aberta. Mas isso não é motivo para desespero, existem algumas soluções que podem resolver esse problema.

O sinal digital possui muitas vantagens em relação ao antigo sinal analógico, imagens mais nítidas, som de melhor qualidade, sem ruídos ou interferências, possibilidade de interatividade e o melhor é de graça.

Trocar o televisor antigo por um com receptor digital integrado, é a solução ideal, mas nem sempre é possível já que é a opção mais cara. Uma solução mais acessível é o uso de um conversor de sinal digital, com ele é possível continuar com os televisores antigos e receber um sinal melhor gastando pouco.

O que é necessário para ter o sinal digital?

Antes de qualquer receptor digital, é necessário uma antena UHF, ela pode ser coletiva ou unitária, nos condomínios a antena coletiva é a melhor opção, assim todos os condôminos terão acesso ao sinal digital.

Para garantir a intensidade do sinal, cumpre verificar a necessidade de utilizar equipamentos como amplificadores de UHF faixa larga, tomadas e divisores com largura de faixa de até 1GHz.

Se o sistema de antena coletiva já está adaptado para receber e distribuir o sinal digital de TV, os moradores precisam checar se os televisores estão preparados. As TVs de tela plana fabricadas depois de 2010 já possuem o conversor embutido. Basta conectar ao sistema de antena coletiva e fazer a busca de canais. Já os televisores de tela plana fabricados antes de 2010 e as TVs de tubo precisam do conversor externo, que pode ser adquirido em lojas de equipamentos eletrônicos.

Quem deve pagar a adequação da antena no meu condomínio?

O condomínio é o responsável financeiro por todos os custos referentes à adaptação da antena coletiva para o sinal digital. Geralmente, os valores são rateados entre os condôminos. Mas lembre-se de consultar as normas, a convenção e o regulamento interno para saber como deve ser feito em seu condomínio.

A ANATEL preparou um site completo com informações oficiais para tirar todas as dúvidas sobre esse período de mudança. Você pode acessar aqui!

Precisa de ajuda para levar o sinal digital para o seu condomínio? Conta Comigo!