Novos síndicos – As principais dúvidas
Os novos síndicos de São Paulo, ao assumirem o cargo pela primeira vez, se preocupam predominantemente com o índice de inadimplência do condomínio e os contratos vigentes com fornecedores do prédio.
Também são comuns dúvidas sobre a manutenção do condomínio. Quando eleito, o síndico quer saber se há e onde ele pode obter o projeto para manutenção e pintura do prédio, e quais são as prioridades nesse sentido.
O quadro dos funcionários é outro objeto de preocupação dos síndicos novos. Eles querem saber, geralmente, como é feita a escala, se ela está bem dimensionada e se é melhor manter folha própria ou terceirizar a equipe do condomínio.
Os síndicos também se preocupam com conflitos crônicos entre vizinhos ou entre moradores e funcionários. Buscam, junto à administradora, dicas de como intermediar esses problemas junto às partes.
Os síndicos novos precisam de orientações e informações precisas para iniciar adequadamente suas gestões. Algumas providências imediatas são essenciais ao assumir a função
Abaixo, algumas medidas que devem ser adotadas pelos novos síndicos tão logo assumam seus cargos:
– Toda vez que muda o síndico é necessário fazer a atualização do CNPJ do condomínio e do certificado digital.
– É importante comunicar todo o condomínio, incluindo aqueles que não estiveram presentes na assembleia, e os funcionários sobre o novo corpo diretivo, e não esperar a distribuição da ata.
– O síndico deve procurar se informar sobre o procedimento correto para a aprovação das contas do condomínio.
– Também deve ler e guardar em um lugar acessível documentos importantes como regimento interno, convenção e a ata da sua eleição.
Os novos síndicos devem buscar informações das gestões anteriores e buscar o diálogo com os moradores, assim é possível compreender melhor os problemas e encontrar as soluções. O síndico deve estar sempre ao lado do bem coletivo.
Orientar, otimizar e organizar sua gestão no condomínio? Conta comigo.
A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.