Morar em condomínio: As dúvidas dos novos moradores

Convivência

16.06.2016,

Por: admindev

A divisão das despesas e o sistema de utilização das vagas de garagens são as dúvidas mais recorrentes de quem passa a morar em condomínio na cidade de São Paulo.

Os questionamentos estão mais intensos, já que a cada ano mais paulistanos se mudam de casas para apartamentos, o que torna a vida em condomínio algo totalmente novo e diferente.

Trata-se de um momento especial. Muitas vezes é a realização de um sonho: a  primeira assembleia de um bem que conquistaram. Alguns termos são totalmente novos para os novos moradores, como cota, fração ideal, despesas ordinárias e despesas extraordinárias, por exemplo. 

A Lello mantém uma equipe exclusiva e capacitada para promover assembleias de instalação em condomínios novos.

São profissionais, que, durante os encontros com os novos moradores, dedicam tempo especial para tratar sobre esses e outros assuntos, explicando que, além da unidade privativa (apartamento), o terreno, a edificação e os equipamentos do condomínio são de propriedade comum. Por esta razão, os condôminos serão responsáveis pelas despesas, que serão rateadas pelos condôminos pela fração ideal (quota parte ideal do terreno que cabe a cada unidade do empreendimento).

Também é explicada a diferença entre despesas ordinárias, que são aquelas referentes à manutenção do condomínio, e extraordinárias, que se referem a reformas e obras de acréscimo ou melhoria das instalações, como, por exemplo, a instalação de equipamentos de segurança.

Na sequência, são feitos esclarecimentos sobre a estrutura do condomínio, como são as deliberações em assembleia, as atribuições dos cargos de síndico, subsíndico e conselho, e sobre o papel da administradora a quem o síndico delega as atribuições das funções administrativas.

Por fim, os novos moradores recebem informações sobre as normas provisórias, regras de convívio, horários de mudança e normas de utilização dos espaços, até que seja feita a aprovação do regulamento interno do condomínio. Também são informados a quem deverão dirigir as dúvidas relativas a vícios construtivos conforme informações do manual do proprietário e protocolo de assistência técnica do incorporador.

A Lello é a maior administradora da vida em comum no Brasil, responsável pela gestão de cerca de mais de três mil empreendimentos na Capital paulista, ABC, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e no litoral do Estado. Existem hoje cerca de um milhão de pessoas que vivem em locais administrados pela Lello. Sempre a procura de como a tecnologia pode melhorar e facilitar a vida em comum, a Lello tem uma séria de iniciativas pioneiras que está alterando a forma como as pessoas enxergam suas comunidades.

notícias relacionados
Ver mais
Ícone do Chat WhatsApp