Super Síndicos: 10 Hábitos Que Devem ser Copiados!



06.09.2018, Por: Redação Lello

Você já pensou em se tornar síndico do seu condomínio, ou quem sabe, tornar-se um síndico profissional? Esse é um caminho difícil e que demanda habilidades específicas para lidar com as situações do dia a dia.

No entanto, alguns síndicos se destacam no mercado, por possuírem bons hábitos que fazem toda a diferença na gestão do condomínio.

A equipe do Portal Sindiconet, conversou com diversos especialistas do mercado e elencou os dez hábitos que diferenciam os super síndicos dos gestores comuns. E como dicas boas merecem ser compartilhadas, trazemos pra vocês o resultado dessa pesquisa!

• Organização

Os síndicos lidam com diversas demandas, é essencial saber de quem cobrar o que deve ser feito em cada área.

Dica: Faça um checklist com todas as ações que precisam ser tomadas periodicamente, ações que devem ser tomadas pela administradora e prestadores de serviços, marque tudo que já foi feito e direcione a atenção ao que ainda precisa ser executado. Dessa forma fica fácil de acompanhar a entrega das demandas.

• Trabalho em Equipe

O condomínio depende do trabalho de várias pessoas, corpo diretivo, zeladoria, portaria, limpeza, etc. Se relacionar bem com todos os funcionários, facilita a execução de medidas e cumprimento das tarefas diárias.

Dica: Acompanhe de perto os funcionários, promova treinamentos para a equipe e a integração de todos. Essa é uma forma de aproximar e valorizar as pessoas que fazem o condomínio todos os dias.

• Trabalhe online e offline

As ferramentas digitais são essenciais na gestão de um condomínio. Estar ligado nos serviços digitais oferecidos pela administradora, além de utilizar ferramentas comuns como e-mail, Whatsapp e redes sociais, deixam a gestão do condomínio muito mais ágil. No entanto, é fundamental ler a convenção do condomínio e todas as atas de assembleias.

• Aprenda mais

A legislação, regras de convivência, boas práticas e tudo que engloba a gestão de um condomínio está em constante mudança e evolução. Por mais que os anos de experiência sejam importantes, a busca por conhecimento deve ser sempre um foco para o síndico que deseja se destacar. Nos últimos anos, algumas mudanças na legislação transformaram profundamente a gestão condominial, o eSocial, a Reforma Trabalhista e o Novo Código do Processo Civil são alguns exemplos.

Dica: Algumas administradoras de condomínios, promovem cursos de atualização para seus síndicos, além disso, plataformas como o próprio Sindiconet possuem cursos voltados para a gestão de Síndicos e Síndicos Profissionais.

• Saiba conduzir assembleias

Conduzir bem uma assembleia é essencial para um super síndico. Para que tudo ocorra bem, o trabalho deve começar muito antes da data marcada, o síndico deve se preparar para os assuntos que serão abordados, entender as necessidades dos condôminos e ir para a assembleia disposto a ouvir e apresentar propostas para os temas em pauta.

Manter o controle da reunião também é igualmente importante.

Dica: Seja cordial e mantenha o jogo de cintura, durante a assembleia algumas críticas podem ser disparadas pelos condôminos, e é muito importante que você responda todas elas com educação e soluções para os problemas apresentados.

Assembleia condominial

• Esteja sempre um passo à frente

“Olhar para o futuro é fundamental para um síndico que quer se destacar em suas boas práticas de gestão”, afirma Angélica Arbex, gerente de marketing da Lello Condomínios.

O super síndico deve estar sempre um passo à frente, novas tecnologias que facilitam o dia a dia do condomínio surgem a todo momento, é necessário estar sempre atualizado com as novidades para prover ao condomínio as melhores ferramentas e obter os melhores resultados possíveis na sua gestão.

• Tenha objetivos

Um super síndico sabe exatamente onde quer chegar, sabe o que pode obter na sua gestão e se propõe sempre a cumprir seus objetivos.

Dica: Trace objetivos da sua gestão, mas utilize indicadores de qualidade para avaliar o seu trabalho. Também é importante ouvir a opinião dos condôminos, faça pesquisas de satisfação no condomínio, ouvindo as pessoas fica bem mais simples de executar o que elas esperam da gestão do síndico, evitando problemas futuros.

• Priorize a boa convivência

O condomínio é um espaço para diferentes pessoas e culturas, o super síndico entende isso e incentiva a troca de experiências entre os moradores. No entanto, ele está sempre próximo o suficiente para resolver conflitos que possam ocorrer.

• Seja craque na previsão orçamentária

A previsão orçamentária é um dos maiores desafios do síndico e ela deve ser seguida a risca. Cobrar, pagar despesas e prestar contas é o básico, o super síndico conhece tudo isso, e ainda conhece bem o histórico do condomínio, quanto mais ele conhecer as características do condomínio, melhor será o planejamento dos gastos para o período.

• Saiba se comunicar, seja transparente!

Saber se comunicar é extremamente importante, mostre aos condôminos exatamente o que está sendo feito no condomínio.

Todo o condomínio precisa ter acesso às contas e tudo que está sendo feito, afinal, os moradores pagam as contas do prédio e precisam ser informados de todos os gastos.

“Oferecer formas de os condôminos acompanharem os gastos do condomínio é muito importante – esse tipo de ferramenta hoje é crucial para quem deseja prestar um bom serviço”, explica Angélica Arbex, da Lello condomínios.

Ajudar gestores a se tornarem Super Síndicos? Conta Comigo!